Parar de fumar pode reverter danos aos pulmões de asmáticos





De acordo com um estudo recentemente realizado na Holanda, os fumadores que sofrem de asma podem reverter alguns dos danos dos seus pulmões ao pararem de fumar, noticia o site Farmacia.com.pt.

Os autores do estudo afirmam que parar de fumar pode ajudar os asmáticos a reduzir os sintomas da doença, diminuindo a espessura do revestimento das vias aéreas dos pulmões, e, desta forma, facilitando a respiração ao melhorar os níveis de óxido nítrico exalado.

Foram realizados questionários e biopsias ao pulmão de 147 doentes, com 66 deles a nunca terem fumado, 46 eram ex-fumadores e 35 fumadores. Os investigadores descobriram que a exposição ao fumo do cigarro aumentava a espessura do epitélio das vias aéreas, algo que poderia ser responsável por sintomas de asma nos fumadores, incluindo a falta de ar e a produção de catarro.

Considerando também os níveis de óxido nítrico exalado, que pioram com o tabagismo, os investigadores destacam que a cessação do fumo pode reverter os efeitos negativos do cigarro sobre as vias respiratórias de pessoas com asma, principalmente em relação à espessura do revestimento interno dos pulmões.
Parar de fumar pode reverter danos aos pulmões de asmáticos Parar de fumar pode reverter danos aos pulmões de asmáticos Editado por Dani Souto on 06:04 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.