Asmático pode fazer atividade física sim






A asma é uma doença crônica na qual ocorre um estreitamento reversível das vias respiratórias, dificultando a passagem do ar. Na maioria das vezes, a crise asmática decorre de reação alérgica das vias respiratórias desencadeada por substâncias inaladas do ambiente. No entanto, a prática de atividade física também pode provocar a crise, neste caso designada "broncoespasmo induzido por exercício".

Então isso significa que o portador de asma deve evitar a prática de esportes ?

A resposta é: NÃO!  Apesar de tudo, este problema de saúde não representa uma barreira para a prática desportiva, tampouco para a conquista de um desempenho de alto nível em diversos esportes. Para se ter uma idéia, muitos atletas ganhadores de medalhas olímpicas sofrem de asma.

A natação costuma ser frequentemente recomendada para os asmáticos, uma vez que o alto nível de umidade no ambiente próximo à água evita que ocorra ressecamento das vias respiratórias, diminuindo o risco da crise induzida pelo exercício.

O fato é que, para esse grupo, exercitar-se em ambiente quente e úmido é melhor que em locais frios e secos. Além disso, os portadores da doença devem tentar respirar sempre pelo nariz, para que o ar mantenha um elevado teor de umidade e aquecimento eficaz antes de entrar nas vias respiratórias.

Crianças e adolescentes que têm asma se beneficiam das atividades físicas próprias para sua idade, sendo o ganho de condicionamento aeróbico e muscular equivalente ao das pessoas que não são portadoras de asma. O importante é que estejam com a doença sob controle para que possam participar dos exercícios físicos sem restrições.

O evento com maior risco de limitar a participação de asmáticos nas modalidades esportivas é a crise induzida pelo exercício. Se, contudo, o indivíduo fizer o acompanhamento médico e tratamento adequados, haverá baixa probabilidade de que seja afetado por esse tipo de problema.  

Na prática, as atividades com menor potencial de provocar uma crise asmática são a natação, a caminhada em terreno plano e a canoagem. Por outro lado, a corrida e o ciclismo desencadeiam ataques com maior facilidade. Por isso, é fundamental um programa bem elaborado e supervisionado por profissionais experientes.

Asmático pode fazer atividade física sim Asmático pode fazer atividade física sim Editado por Dani Souto on 07:36 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.