Usar bombinha para asma na gravidez é seguro?







Não somente é seguro como também é recomendável usar a bombinha para manter a asma sob controle durante a gravidez. Embora a maior parte das mulheres que sofrem de asma tenha bebês perfeitamente saudáveis, se a doença não for controlada pode fazer com que falte oxigênio para o feto, aumentando o risco de ele nascer com baixo peso ou outros problemas. A asma não monitorada também eleva o risco de complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia (marcada por inchaço, pressão alta e proteína na urina) e vômitos excessivos.

É importante salientar, contudo, que antes de tomar qualquer remédio, você deve conversar com o seu obstetra -- não tome alguma coisa só porque já estava acostumada.

Há diversos tipos de remédios contra a asma, mas a maioria se encaixa nas seguintes categorias:

Antiinflamatórios
Estes medicamentos previnem ou amenizam os sintomas da asma ao diminuir a inflamação no tecido pulmonar. Geralmente, eles não causam alívio imediato dos sintomas. Os três antiinflamatórios mais comuns para tratar a asma são: o cromoglicato dissódico, o nedocromil sódico e os esteróides. Há estudos que apontam que os esteróides aumentam o risco de lábio leporino em animais, como ratos, porém isso parece realmente estar limitado a animais -- ainda não existem provas desse tipo de ligação em mulheres grávidas.

Broncodilatadores
Ao relaxar e abrir as vias aéreas, os broncodilatadores provêem alívio temporário de sintomas. O albuterol, bastante receitado, está nessa categoria, que é considerada segura para grávidas.

O seu médico saberá prescrever a medicação que melhor se aplica ao seu caso e, principalmente, às condições do seu corpo. Em geral, os médicos recomendam que se use a menor quantidade possível de remédio para controlar os sintomas da asma. Às vezes, a inalação com apenas soro fisiólogico ajuda a diminuir os sintomas e pode ser feita sem preocupação.
Usar bombinha para asma na gravidez é seguro? Usar bombinha para asma na gravidez é seguro? Editado por Dani Souto on 04:13 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.