Curta e Siga


Cães aumentam risco de asma





Para crianças com alto risco de asma, ter um cachorro por perto - mas não um gato - pode aumentar as chances de desenvolver a doença respiratória, segundo estudo recentemente publicado na revista médica Pediatric Allergy and Immunology. Acompanhando 380 crianças com histórico familiar de problemas respiratórios, pesquisadores canadenses descobriram que aquelas expostas a altos níveis de alérgenos provenientes de cães eram três vezes mais propensas a terem asma aos sete anos de idade. Por outro lado, não houve a mesma associação em relação aos alérgenos de gatos.

Ainda não está claro por que os cães, mas não os gatos, podem aumentar os riscos de asma. Um dos fatores que poderiam ajudar a explicar essa relação é a maior presença de endoxina - substância produzida por bactérias que desencadeiam inflamações nas vias aéreas - em cães. 

Entretanto, os especialistas destacam que não há evidências suficientes para recomendações contra ou a favor de animais de estimação para as crianças asmáticas. "A decisão dos pais sobre ter ou não um animal deve se basear mais no desejo da família do que nos potenciais efeitos sobre os riscos de asma", concluíram os pesquisadores

Fonte: UOL

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário