Pesquisa mostra que asma pode ser amenizada com aerossóis





Pesquisa mostra que asma pode ser amenizada com aerossóis

No VII Encontro de Iniciação Científica da UNIGRAN que ocorreu durante os dias 19 a 21 de setembro no salão de eventos da universidade reuniu vários trabalhos de iniciação científica, entre eles o trabalho com o tema "Asma: Uso de medicamento em aerossol", as famosas "bombinhas" usadas por quem tem a doença. O trabalho foi elaborado e apresentado pelos acadêmicos do curso de Farmácia.

Segundo os acadêmicos, a asma é uma doença comum e dados do International Study for Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC), a estimativa de prevalência na população brasileira encontram-se em torno de 20%.

O tratamento diretamente é feito no local por meio de administração dos remédios nos pulmões é possível por meio do uso de aerossóis, pois resulta em concentrações locais nos pulmões com pouca liberação sistêmica.

Segundo a acadêmica Jucicléa Pereira, esse tratamento reduz significativamente os efeitos colaterais sistêmicos dos fármacos. "Na prática mais de 90% dos pacientes asmáticos são capazes de manipular os dispositivos de inalação por isso esse tipo de tratamento é bem recomendado pelos médicos" ressalta Jucicléa.

Segundo dados da pesquisa científica, a asma é uma doença que não tem cura, entretanto, com um diagnóstico e tratamento corretos, os asmáticos podem levar uma vida normal. O profissional farmacêutico se torna fundamental neste contexto, uma vez que se apresenta como o elo entre o profissional prescritor e o uso do medicamento pelo pacinete, assim sua ação pode ser decisiva para garantir o uso racional dos medicamentos.

Fonte: Ciberjornalismo Unigran (*Josiane Micheli)
*Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo da Unigran sob orientação do Prof.Me. Helton Costa
Pesquisa mostra que asma pode ser amenizada com aerossóis Pesquisa mostra que asma pode ser amenizada com aerossóis Editado por saude.chakalat.net on 09:39 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.