Ar condicionado e Asma






O uso do ar condicionado pode trazer algumas desvantagens para a saúde. Uma delas é o fato de que tais aparelhos têm como função o resfriamento, o que acaba por tornar o ar seco. O corpo humano procura então se umidificar e se aquecer, sobrecarregando o sistema respiratório. O resultado pode ser a tosse e a coriza. Além disso, alergias podem estar associadas ao uso do ar condicionado.

Existem dois tipos de aparelhos: os periféricos, que são presos à parede e utilizados em ambientes pequenos como salas e residências, e o ar condicionado central que é aquele usado em grandes espaços como empresas, cinemas etc. O ar em aparelhos centrais sai através de dutos. No caso de pacientes asmáticos, a exposição em ambientes em que é utilizado o ar condicionado periférico acarreta menos problemas. Já aparelhos centrais muitas vezes não recebem manutenção periódica, sendo associados à proliferação de fungos e bactérias. É importante limpá-lo periodicamente para evitar doenças mais graves como a pneumonia.

O uso do ar condicionado, no entanto, não precisa ser evitado. Algumas dicas podem facilitar o convívio mais saudável com o aparelho, como, por exemplo, lavar seu filtro semanalmente, manter os ambientes limpos e fazer a manutenção periódica do aparelho. Fora isso, acostumar-se a beber água e líquidos durante o dia e arejar os ambientes diariamente ajuda. O principal, no entanto, é manter a asma controlada, assim o ar condicionado não o incomodará.


Ar condicionado e Asma Ar condicionado e Asma Editado por saude.chakalat.net on 07:08 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.