Atividades físicas ajudam no combate à asma







Falta de ar, chiados, tosses e sensação de “aperto no peito”, quem possui asma está acostumado a sofrer todos esses sintomas frequentemente. A asma também conhecida é uma doença crônica dos pulmões que tem como principal característica a presença de uma inflamação nas vias respiratórias que dificulta a passagem do ar.

Ter uma vida normal e saudável pode parecer uma tarefa difícil, mas com esforço e dedicação os problemas ocasionados pela doença podem ser tratados e controlados.

Um dos fatores que ajuda a amenizar os sintomas da doença é a prática constante de atividades. Ao contrário do que se pensa as pessoas que sofrem com a asma, não só podem, como devem realizar atividades físicas.

Contudo, há restrições quanto à prática dos exercícios. Em períodos de crise ou com a restrição do médico, a recomendação é a de que as atividades físicas sejam evitadas. Assim, antes de começar a fazer os exercícios os portadores da doença devem obter a liberação do médico e durante a prática devem ser assistidos por um profissional de Educação Física.


As atividades físicas mais indicadas para os asmáticos são as aeróbicas, como por exemplo, a corrida e caminhada, entre outras. O educador físico explica que estas atividades elevam a capacidade cardiopulmonar dos atletas, com isso ajudam na melhora da doença.

Para que as atividades físicas realmente ajudem no tratamento da doença é preciso que os portadores pratiquem os exercícios de três a cinco vezes por semana, sendo que cada sessão deve ter entre 40 e 50 minutos.

A asma não deve ser usada como uma forma de desculpa para evitar os exercícios. Se você sente vontade de praticar exercícios, mas não consegue por cauda da doença, converse com o seu médico.
Atividades físicas ajudam no combate à asma Atividades físicas ajudam no combate à asma Editado por saude.chakalat.net on 07:53 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.