Dicas de como combater a Asma no dia a dia






Da mesma forma que em qualquer outro problema de saúde, adotar um estilo saudável de vida é fundamental para o controle da asma, assim como zelar pelo ambiente em que se vive, não somente do ponto de vista físico, mas também emocional. Vejamos algumas dicas práticas.

Minha asma, meu ambiente

Sabemos que a poeira domiciliar é causa comum de reações alérgicas respiratórias, inimiga número um de quem tem asma ou rinite. Na verdade, a poeira é formada por uma série de materiais, como fibras de tecidos, restos de alimentos, escamas de nossa própria pele, bactérias, fragmentos e fezes de insetos, além dos famosos ácaros, seres microscópicos que são os principais provocadores de sintomas alérgicos. Os ácaros gostam de climas úmidos e moderadamente frios, sendo por isso que aumentam muito no inverno.

Limpeza da casa: Deve ser feita diariamente, utilizando pano úmido, sem produtos perfumados. Prefira o álcool. Dê preferência às pastas e sabões líquidos para a limpeza de banheiro e cozinha. Evite o uso de desodorizantes de ambientes, sachês ou incensos, inseticidas em spray ou do tipo espiral. Não utilize vassouras, pois estas levantam muita poeira.

O mofo: Na verdade, trata-se do crescimento de fungos (também chamados de mofo) em locais úmidos e mal ventilados de sua casa. Assim, verifique diariamente as áreas úmidas de sua casa como banheiros (cortinas plásticas, embaixo das pias) e cozinha, para evitar focos de mofo.

O quarto: Como passamos em média oito horas por dia em nosso quarto, este é o ambiente da casa que deve receber atenção mais do que especial. Mantenha-o sempre bem arejado e ensolarado. Evite móveis e objetos desnecessários que possam juntar pó, como tapetes e carpetes (o chão deve ser de material liso). As cortinas, quando presentes, devem ser curtas e lavadas freqüentemente. Evite almofadões, bichos de pelúcia ou estantes com muitos livros. Use colchões e travesseiros de espuma revestidos com plástico, napa ou material impermeável. As roupas de cama devem ser lavadas com água quente para se eliminar os ácaros. As camas devem ser colocadas afastadas da parede do quarto. Evite roupas e cobertores de lã ou com pêlos. É preferível o uso de edredons, mas que devem ser lavados com freqüência.

Converse com seu médico antes de se decidir por algum exercício físico ou pratica de esportes. Se o médico autorizar então, caminhe e exercite-se saudavelmente.
E lembre-se: não fume e nem deixe que fumem junto ao asmático!

Ar condicionado faz mal?

Sabendo conviver com o ar condicionado, desde que sua asma esteja controlada, seu tratamento não será prejudicado. Veja algumas dicas básicas:

- O filtro do aparelho de ar condicionado deve ser lavado semanalmente.

- Faça manutenções periódicas, obedecendo o prazo de limpeza do aparelho.

- Se você tem rinite, controle seus sintomas, pois crises de rinite podem piorar sua asma.

- Lave as narinas com soro fisiológico, durante o dia. Mantenha-as hidratadas.

- Acostume-se a beber mais água durante o dia. Mantenha-se bem hidratado.

- Se for preciso, use agasalho durante sua permanência em ambiente refrigerado.

- Areje os ambientes por algumas horas, diariamente.

- Limpe os ambientes diariamente com pano úmido.

- Não permita o fumo em ambientes refrigerados.
Dicas de como combater a Asma no dia a dia Dicas de como combater a Asma no dia a dia Editado por saude.chakalat.net on 07:53 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.