Poluição do ar: o que fazer quando se sofre de asma






Os pássaros voam ao amanhecer sobre o centro de Los Angeles (Frederic J. Brown / AFP / Getty Images)

Assim como a maior parte das pessoas que sofrem de asma, eu aprendi como evitar os fatores de risco, e descobri medicamentos que funcionam comigo. Eu sei o que pode provocar um ataque e o que fazer caso isso aconteça. Contudo, existem fatores, tais como a poluição atmosférica, que simplesmente fogem do meu controle.

De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, cerca de 25 milhões de pessoas sofrem de asma. Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Não há cura para a asma, mas pode ser controlada com medicamentos adequados e evitando fatores de risco. Esses fatores de risco englobam tudo o que possa provocar a contração das vias aéreas, que o faça sentir o peito apertado, que cause tosse, que o deixe ofegante, ou que possa provocar um ataque de asma significativo. Os fatores que desencadeiam as crises de asma são diferentes de pessoa para pessoa, alguns deles são fumo de tabaco, constipação, gripe, exercício e poluição do ar.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), existem dois tipos de poluentes atmosféricos que podem causar o ataque de asma, o ozono ao nível do solo e partículas de matéria. O primeiro infrator encontra-se na poluição atmosférica e é produzido quando os poluentes emitidos por carros, centrais elétricas, caldeiras industriais e fábricas de produtos químicos reagem com a luz solar. O ozono ao nível do solo é mais comum durante os meses quentes de verão e em meados do final da tarde.

As partículas de matéria podem incluir vários poluentes do ar, como a fuligem, o diesel e os aerossóis, que são encontrados na neblina, fumo e poeira. O tamanho das partículas está diretamente ligado à forma como eles são prejudiciais para a sua saúde. A EPA afirma que as partículas menores que 10 micrômetros de diâmetro podem entrar profundamente nos pulmões e desencadear os sintomas da asma.

Então o que você pode fazer se sofre com asma e está exposto à poluição do ar? Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir que estes fatores possam desencadear os sintomas de asma:

1. Entenda que fatores podem lhe provocar os sintomas de asma.
2. Limite sua exposição à poluição do ar, verificando regularmente o Índice de Qualidade do Ar de sua cidade.
3. Em dias de má qualidade do ar, limite o tempo que passa ao ar livre.
4. Mude sua rotina de exercícios em conformidade. Se for um dia em que a qualidade do ar não esteja boa, exercite-se em um espaço fechado. Além disso, já que o ozono a nível do solo é mais prevalecente nos dias quentes de verão no período da tarde, faça seu exercício pela manhã.
5. Evite exercitar perto de áreas de alto tráfego.
6. Mantenha o seu inalador com você em todos os momentos em que a qualidade do ar esteja pobre.

Para mais informações sobre como a poluição do ar pode afetar pessoas com asma, visite o site da EPA e do site da Associação Americana do Pulmão (American Lung Association).

Poluição do ar: o que fazer quando se sofre de asma Poluição do ar: o que fazer quando se sofre de asma Editado por saude.chakalat.net on 03:13 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.