Asma na Terceira Idade






 
http://imguol.com/c/noticias/2014/02/17/homem-asma-bronquite-bombinha-remedio-idoso-1392663865336_956x500.jpg

       Uma crise de asma pode surgir pela primeira vez após os 60 anos de idade. Uma pessoa que teve asma na infância ou na juventude pode voltar a ter sintomas na terceira idade. Por outro lado, uma pessoa idosa pode ter sintomas como falta de ar, tosse ou chiados e não ser asma.
       O pulmão do idoso está alterado mesmo numa pessoa saudável: o contato com o ar poluído e com outras agressões, faz surgir a longo prazo, alterações pulmonares que resultam num menor teor de oxigênio. Além disso, o tórax tende a ficar mais rígido, levando a uma modificação no seu formato e prejudicando a função respiratória, os pulmões com o avançar da idade, perdem sua elasticidade. O resultado é que gradativamente começa a haver um prejuízo das trocas gasosas, causando uma diminuição da difusão do oxigênio e modificando a respiração. Para completar o quadro, as funções pulmonares responsáveis pela defesa contra infecções e gripes também estão diminuídas, fazendo que o idoso tenha maior facilidade em contrair tais infecções.

Cuidados com a asma no idoso:

Em primeiro lugar, confirmar o diagnóstico de asma com o médico especialista.
Avaliar se existe alergia envolvida
Afastar a possibilidade de outras doenças que possam ter sintomas semelhantes à asma
Avaliar se a pessoa faz uso de medicamentos que possam provocar asma, como por exemplo: colírios para glaucoma, certos anti-hipertensivos, aspirina (AAS) e alguns antiinflamatórios.
Pesquisar se o idoso é portador de doenças que possam piorar crises, como é o caso de refluxo gastro esofágico
Quais são as causas de crises no idoso?

Fala-se na alergia como causa da asma, mas na pessoa idosa nem sempre é freqüente. Citam-se: mudança de temperatura, infecções virais (gripes) repetidas, sinusites, medicamentos, refluxo gastro esofágico, aspectos emocionais.

O tratamento da pessoa é diferente

O tratamento da asma do idoso teoricamente é igual a qualquer pessoa, sendo utilizados remédios comuns, como os broncodilatadores e antiinflamatórios. O ideal é prevenir, através de medidas de controle ambiental, assim como através de remédios preventivos, que combatem o processo inflamatório e "acalmam" as vias respiratórias.


Não encare a velhice como uma restrição e sim como uma etapa
natural da vida. Se a doença atrapalha, procure vencê-la em
parceria com seu médico. A melhora da qualidade de vida é fator
fundamental no tratamento, mesmo nos idosos com asma mais persistente.
Asma na Terceira Idade Asma na Terceira Idade Editado por saude.chakalat.net on 17:49 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.