Tratamento não-medicamentoso da asma





http://redalergiayasma.org/wp-content/uploads/2011/08/asma_pulmones.jpg

Em relação aos fatores não-medicamentosos e profiláticos, referentes ao controle ambiental, ressalta-se a importância de medidas restritivas como a retirada de carpetes, tapetes, cortinas, almofadas, bichos de pelúcia; evitar varrer a casa, passando, portanto, um pano úmido no chão; evitar produtos com cheiro (odor) forte; limpar constantemente a poeira dos móveis, também com pano úmido; evitar a presença de animais – cachorros e gatos, principalmente – em ambiente domiciliar, evitar inalar a fumaça do cigarro, aqui se inclui evitar fumar próximo de pessoas asmáticas.

Preconiza-se uma abordagem equipe multidisciplinar, realizada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais. O papel do fisioterapeuta consiste na avaliação e prescrição de exercícios respiratórios para fortalecimento da musculatura, cujos objetivos são a melhora da ventilação, auxiliar no relaxamento dos músculos respiratórios, higienização das vias aéreas, melhorar a qualidade de vida do paciente. Os principais exercícios respiratórios são manobras de desobstrução brônquica, drenagem postural e inalações, com estímulo de tosse se necessário, alongamentos, exercícios aeróbicos, exercícios respiratórios reexpansivos, acompanhamento da evolução do fluxo respiratório.

Em alguns casos, o fisioterapeuta poderá lançar mão do oxímetro, realizar exercícios de higiene brônquica, aspiração de secreção brônquica (catarro). Poderá ser indicado, ainda, incentivadores respiratórios, respiradores mecânicos não-invasivos. Pensando na visão do indivíduo como um todo, e não apenas como um pulmão ou um paciente asmático, prescreve-se exercícios posturais para relaxamento, mobilidade, alongamento e fortalecimento tanto para corrigir deformidades torácicas e posturais, quanto para a prevenção destes.

Não fique de bobeira, aos primeiros sinais, procure orientação médica e siga todas as instruções por ele fornecidas.

Veja mais aqui
Tratamento não-medicamentoso da asma Tratamento não-medicamentoso da asma Editado por saude.chakalat.net on 10:47 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.