Praticar exercícios ajuda a reduzir as crises asmáticas





http://www.melhoramiga.com.br/wp-content/uploads/2010/06/asma.jpg

Ao contrário do que se imaginava, a prática de exercícios físicos faz bem para pessoas asmáticas.

Pacientes com a doença geralmente recebiam orientação médica para não se exercitar por causa do risco de fechamento das vias áreas. Mas agora um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revela que os sintomas da asma diminuem em até 70% quando a pessoa pratica exercícios aeróbicos.

O coordenador da pesquisa, o fisioterapeuta Celso Carvalho, afirma que o asmático pode sim dançar, andar de bicicleta, caminhar, enfim, se mexer da forma que achar melhor. No estudo, os pesquisadores da USP avaliaram a reação de 58 asmáticos, divididos entre os que se exercitavam por 35 minutos em esteira, duas vezes por semana, e um grupo sedentário.

Eles analisaram a situação em que o doente tem as vias aéreas irritadas por ácaro, pó, poeira, durante três meses. Concluíram que era necessária uma quantidade maior desses alérgenos para a via aérea fechar e que a inflamação, e muito, entre os asmáticos que praticaram exercícios.
Praticar exercícios ajuda a reduzir as crises asmáticas Praticar exercícios ajuda a reduzir as crises asmáticas Editado por saude.chakalat.net on 12:58 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.