6¨pontos para diagnóstico da Asma na Enfermagem





http://not1.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/01/asma--300x225.jpg

A Asma é uma condição inflamatória crônica das vias aéreas, resultando em hiperatividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. A inflamação é difusa e leva a episódios recorrentes dos sintomas.

A asma é causada por uma hipersensibilidade dos brônquios, na maioria das vezes de causa hereditária. Sua fisiopatologia está relacionada à interação entre fatores genéticos e ambientais.
Por um lado, cerca de um terço dos asmáticos possui um familiar (pais, avós, irmãos ou filhos) com asma ou com outra doença alérgica. Por outro lado, alguns fatores ambientais como alterações climáticas, contato com pólen, mofo, poeira, pelo de animais, fumaça, cheiros fortes, gripes e resfriados e ingestão de certos alimentos ou medicamentos podem atuar como precipitantes ou agravantes da enfermidade.

Vários profissionais podem lidar com um paciente asmático mas a Enfermagem deve avaliar alguns pontos básicos para um melhor atendimento:
  • Padrão respiratório ineficaz devido ao broncoespasmo.
  • Limpeza ineficaz da via aérea devida às secreções espessas e ao estreitamento da via aérea.
  • Risco de hipovolemia devido à hiperventilação e menor ingestão oral.
  • Ansiedade relacionada à respiração difícil e à intervenção médica.
  • Processos familiares alterados em virtude da enfermidade crónica.
  • Distúrbios da auto-estima relacionados às restrições nas actividades e ao acompanhamento médico frequente.

É importante lembrar que o  tratamento da pessoa asmática compreende dois momentos diferentes: o tratamento das crises e o tratamento da doença de base. O prognóstico dos asmáticos é bom, especialmente para as crianças. Após uma década, cerca de 54% delas não terão mais esse diagnóstico. Nos asmáticos crônicos ocorre, com frequência, uma dilatação dos alvéolos que acaba por levar ao enfisema pulmonar. Em casos raros a asma pode levar à morte.

6¨pontos para diagnóstico da Asma na Enfermagem 6¨pontos para diagnóstico da Asma na Enfermagem Editado por saude.chakalat.net on 05:15 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.