Curta e Siga


Evite complicações na Asma Brônquica






A Asma Brônquica é um doença que acomete milhões de brasileiros e tem várias causas. Como fisioterapeuta, já lidei com muitos pacientes que procuravam a fisioterapia

O que fui observando é que com o passar dos anos, esse modo errado de respirar provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax, podendo ocasionar o surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão submamária, tórax em tonel, entre outras. Pode, inclusive, levar a alterações da coluna vertebral. Devido a tudo isso, o paciente acaba entrando num círculo vicioso em que a respiração inadequada piora a postura e a postura inadequada piora a respiração.

A fisioterapia respiratória utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo. Possibilita também uma reeducação do diafragma e uma educação funcional respiratória. O método de Reeducação Postural Global (RPG) está sendo utilizado, atualmente, em conjunto com a fisioterapia respiratória, pretendendo, ao mesmo tempo, uma reestruturação da postura e da respiração.  Além desse trabalho com musculatura respiratória, outro objetivo do fisioterapeuta é melhora do condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá não apenas controlar sua doença mas também melhorar sua qualidade de vida.



Além disso, para ter uma qualidade de vida boa, o asmático precisa ficar atento a essa forma como respira e potencializar a sua respiração para nao entrar nesse ciclo citado acima.

Sobre os ataques de asma propriamente ditos, a prevenção e controle são o segredo para impedir que ataques da doença iniciem. As medicações de utilização contínua têm função para minimizar sensibilidade e inflamação, que são sujeitos os brônquios do indivíduo asmático, fazendo com que haja reação dos pulmões com menos intensidade para agentes irritantes, sendo exemplo ácaros e poeira.

E não como os broncodilatadores, que somente revertem o quadro da contração do brônquio, os medicamentos contínuos têm funcionamento para evitar que tais reações ocorram.

Muitas vezes, o Fisioterapeuta atende o Asmático no hospital. Essa é uma das especialidades da Fisioterapia. Se você quiser saber mais sobre o trabalho do Fisioterapia Hospitalar, recomendo o ebook Fisioterapia Hospitalar Completa. Tem um ótimo conteúdo e um custo benefício excelente. Clique aqui e saiba mais!

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário